A LÓGICA E A LAPALISSADA

001

Sérgio Roxo da Fonseca

A palavra tautologia significa uma verdade sempre verdadeira, incontestável. O computador é uma máquina tautológica. É possível também dizer que uma verdade inconfutável é um truísmo.

Um marechal francês, o senhor de La Palice, foi morto na batalha de Pávia no ano de 1525. Os seus soldados ficaram inconformados e compuseram uma música em sua homenagem.

Em francês, “en vie” pode significar “na vida”. Se ligadas as palavras, passando a ser “envie”, pode significar inveja. A canção dos soldados não foi suficientemente clara.

Assim, originariamente, seria possível traduzir o verso de duas maneiras, afirmando que o Marechal de La Palice pouco antes de morrer era admirado por todos, atraindo a “inveja” de seus inimigos.

No entanto, para outros, o verso pode também espelhar a ideia segundo a qual o grande chefe militar quinze minutos antes de morrer estava vivo, o que seria uma insuperável tautologia.

Até hoje, quando alguém profere um truísmo, na França dizem que ele acabou de dizer uma “palissade”.

Em nossos dias, há necessidade de importar o vocábulo para facilitar as classificações das verdades incontestes que ouvimos a cada passo.

Afirma-se que o Presidente George W. Bush, num de seus discursos, esclareceu que “a maior parte dos produtos importados pelos Estados Unidos vem do estrangeiro”. De outra feita, em uma cerimônia fúnebre, ao lado do Presidente Obama, Bush saiu dançando ao som da música fúnebre.

A questão pode ser transformada em técnica normativa. Por exemplo. Se for permitido usar chapéu, não é obrigatório não usar e porque não é proibido usar. Diferentemente, se não for permitido usar chapéu, é obrigatório não usar e é proibido usar. Ainda mais, se for permitido não usar chapéu, não é obrigatório usar e não é proibido não usar. Finalmente, se não for permitido não usar chapéu, é obrigado usar, e é proibido não usar. Percebe-se que os lógicos montaram o modelo apenas mudando de local o sinal de negação que assim é transformado no vetor da verdade, transformando problemas intrincados da área jurídica, muitas vezes em coisas simplíssimas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s