Em 2000, CTV empinava papagaio com o PT e os usineiros equivocados. Nesse tempo, Davoli & Bié dançavam catira

001

INTERIOR DE SP
Usinas financiam candidatos do partido afinados com a defesa do Proálcool; prefeitos petistas defendem programa para manter os empregos dos trabalhadores na lavoura
Usineiros fazem campanha para o PT

FREDERICO VASCONCELOS
DA REPORTAGEM LOCAL

Usineiros de São Paulo fizeram campanha e deram dinheiro para eleger candidatos a prefeito do PT afinados com a defesa do Proálcool. Com o resultado do primeiro turno, metade da produção paulista de cana-de-açúcar sairá de regiões lideradas por prefeitos do PT. De 33 prefeituras que o partido já ganhou, 23 estão em municípios produtores de cana.
Foi uma união de interesses. Os trabalhadores rurais e os petistas querem manter os empregos da lavoura. Usineiros e fornecedores de cana querem a reativação do programa alternativo de energia.
“Não há a menor dificuldade de relacionamento. O PT é o partido que tem avaliado melhor a potencialidade do álcool para as economias regionais”, diz o usineiro João Carlos de Figueiredo Ferraz, da Usina Jardest, grande produtora de açúcar e álcool de Jardinópolis, na região de Ribeirão Preto.
Ferraz confirma que o setor apoiou, individualmente, a eleição de Antonio Palocci, em Ribeirão Preto: “Mas ele ganhou a eleição porque é uma pessoa muito competente e equilibrada”.
Palocci confirma o apoio material recebido do empresariado. Diz que não foi substancial: “Os usineiros ainda têm uma certa reserva com o PT, mas acho que o diálogo tem sido muito franco”.
Assim como Palocci, José Machado, prefeito eleito de Piracicaba, é outro franco defensor do Proálcool. Membro da Frente Parlamentar Sucro-alcooleira, Machado elegeu-se deputado federal com o apoio de um pool de usineiros. Retorna à prefeitura com suporte do setor.
Segundo o presidente da associação dos fornecedores de cana de Piracicaba, José Coral, “as pessoas se assustam, achando que o PT está defendendo os usineiros e os fornecedores de cana”.
“Machado defende o município e os empregos, que é a principal bandeira dele e do PT”, diz Coral.
Atribui-se à liderança de Palocci e de Machado boa parte da votação recebida pelo PT em municípios próximos de Ribeirão Preto e Piracicaba. O PT também obteve votação expressiva em Catanduva, Jaboticabal e Araraquara.
Essas cinco cidades estão entre os dez municípios-sede de regiões que lideram o ranking de produção de cana em São Paulo.
“Mantemos uma relação estreita com os empresários e com os trabalhadores”, diz Félix Sahão Júnior, prefeito de Catanduva.
Reeleito com apoio dos usineiros, Sahão desenvolve projetos em parceria para alfabetização de adultos nas usinas. Projeto de lei aprovado na sua primeira gestão permitiu a devolução do IPVA para o cidadão de Catanduva que comprasse carro a álcool.
Em Araraquara, a eleição de Edson Antonio Silva reflete também o processo de organização dos trabalhadores. O município abriga a sede da federação dos trabalhadores assalariados rurais.
Machado diz que as boas avaliações das administrações do PT em Ribeirão Preto, Piracicaba e Jaboticabal ajudam a reduzir as resistências de cunho ideológico.
“Aquele receio, a imagem de um partido radical, acaba se esvanecendo quando há uma aproximação com as lideranças regionais”, diz Ferraz, da Usina Jardest.
Nem a ação dos sem-terra inibe a aproximação com o PT. Lamartine Navarro Neto, da Destilaria Alcídia, de Teodoro Sampaio, diz que, anos atrás, a família teve uma fazenda de gado invadida, no Paraná. Em 1994, o grupo desenvolveu um projeto em que assentados plantaram cana para vender à usina Alcídia, na região do Pontal.

O PT venceu em Araraquara, Batatais, Bebedouro, Botucatu, Catanduva, Cosmópolis, Dobrada, Franca, Iracemápolis, Irapuã, Jaboticabal, Lins, Piracicaba, Pitangueiras, Presidente Venceslau, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Rincão, Sales Oliveira, São Carlos, São Simão, Serrana e Taquaral.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s