Canto de louvor a Ernesto Ramalho, nosso prefeito inaugural

002

Luiz Roberto Benatti

 

Ernesto Ramalho traçou no mapa o arruamento inicial da cidade em cima da mesa de trabalho, xícara de café ao lado dos papéis. A partir da Estação Ferroviária, morro acima, riscou o braço maior da cruz de Cristo (Rua Brasil); cem metros abaixo, riscou o braço menor (o antigo Parque das Américas: como são três, ele desenhou três seções ocupadas por imenso jardim).

Os veículos subiam a Rua Brasil, porque esse era o percurso lógico de uma cidade em crescimento, como a espinha dorsal da criança ao alongar-se rumo à adolescência. Ao inverter-se as mãos de trânsito, inauguramos pontos de estrangulamento: no sopé da 7, na confluência da 1º. de Maio com a Brasil, na confluência da Brasil com o Parque das Américas, na confluência do Parque com a 7, na altura do fórum, na confluência da Avenida São Domingos com a Maranhão, na altura do Mercadão, na passagem da São Paulo sobre a linha férrea.Nossas mãos de trânsito estão enlouquecidas.

À rua fronteira à estrada de ferro ele chamou de Rio de Janeiro, capital da República por 60 anos. A paralela ascendente foi denominada  São Paulo, o nosso Estado. Visionário, deu-se conta da expansão da futura cidade. Traçou-lhe as radiais: 7 de Setembro e 15 de Novembro.

A República de 89 instalou-se em Catanduva em 1918 com Ramalho: 13 de Maio, 24 de Fevereiro, 21 de Abril, 3 de Maio. Civilista, brincou com linhas gregas, cruzamentos e entrecruzamentos, Estado e capital: Pará / Belém, Amazonas / Manaus, Rio Grande do Norte / Natal, Paraná / Curitiba, Santa Catarina/Florianópolis. Catanduva virou um Atlas sociopolítico de escala diminuída.

Catanduva ergueu-se da prancheta pelas mãos de Ramalho. Ele desenhou nossa topografia urbana 60 anos antes de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, em Brasília.Ernesto Ramalho viu o futuro onde só havia passado e mundo rural.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s