Caspa, camisa & farda

Luiz Roberto Benatti

Visto pela lupa dos padrões estéticos atuais Jânio Quadros era bem feioso, mas não sabemos se isso queria dizer que o eleitor embevecido não o visse pelo desaprumo, mas sim pelo jeitão de bruxo capaz de falar difícil e encantar os basbaques. Ele não tinha projeto, por isso perseguiu os barnabés do serviço público. Como ator extraordinário, foi para a fila do povo que esperava para  ser atendido e, quando chegou sua vez, depois de muita espera, ele voltou para o gabinete, descascou a jaca pela imprensa e, numa penada, mandou para o olho da rua os coitadinhos. Jânio condecorou em Brasília Chê Guevara, mas nessa época os futuros eleitores do Bolsonaro andavam de cueiro e não puderam apelidar Jânio de comunista. Até hoje você encontra órfãos envelhecidos de Jânio numa mesa de carteado. O País só conhece do fordinho uma marcha: para trás, de fasto, à ré. Diziam as más línguas que o homem levava numa mamadeira caspa até a boca e que, antes de subir no palanque, polvilhava de branco o terno preto. Jânio inspirou-se em Chaplin. Collor foi o homem das roupas chiques, modernas, dos carrões, da motocicleta: dizia ter sido eleito para salvar da extremada miséria os descamisados, pois que camisas de grife não lhe faltavam no raro e miliardário guarda-roupa. Sequestrou a poupança do povão, como Benito Mussolini e foi enfeitar a Casa da Dinda. Bolsonaro exibe a farda como se a ordem unida fosse pôr o Brasil na linha. Pé com palha, pé sem palha para os iletradas e a massa eleitoral dos conservadores do centro e da direita que acreditam que no próximo Natal poderemos comer castanhas do Indostão e champanhe com água extraída do Vesúvio. Para que serve a farda alinhada numa trincheira inundada por água da chuva,  frio intenso e ratos?

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