A pulverização do Eu pelo Capital ou O ciclo de Jason Bourne, 1

Luiz Roberto Benatti

004

  1. Jason Bourne saiu da clausura onde viveu Gregor Samza, com uma maçã às costas

Jason Bourne não tem tempo ou tranquilidade o bastante para enamorar-se de sua identidade. Com maçã enterrada às costas e revólver no bolso do casaco, fôlego na altura dos ombros e olhos que esquadrinham os 60 lados duma rua movimentada, ele deixou a clausura do solitário Samza para se perder e reencontrar-se entre NY, Chicago e o largo mundo europeu. Ele consulta trecho dum mapa rodoviário num carro em alta velocidade, enquanto o mercenário pago pelo adversário tenta alvejá-lo. Os aparelhos de Estado fabricam o companheiro e o inimigo e talvez  se riam do aspecto duma maçã apodrecida, mas o mundo da Cultura continua a sustentar-se no herói surrado, o único que nos mostra quais são os caminhos que não levam a parte alguma, sem qualquer sinal de esperança.

II.Jason Bourne e Xavier de Maistre, ou como os acontecimentos do mundo estão em toda parte

O livro de Xavier de Maistre – Viagem à roda de meu quarto – continuará atual se você entender que no cômodo há um computador e, sentado à mesa de trabalho, um sujeito de nossos dias, ainda que o francês também tivesse se deslocado pelo mundo físico, tanto é verdade que se casou com a dama de honra da czarina russa. Todavia, ninguém se desloca mais do que Jason Bourne, ainda que ele também marque encontro em praças, largos espaços que ainda mantêm certa identidade com a ágora ateniense. A ágora contemporânea não é mais o lugar em que se repensa a democracia nem o espaço da dialética, hoje dilacerada, pisada e queimada pelo Capital espalhado pelo globo. O Capital está em toda parte em cujas geografias ele faz escravos, movimenta-se com assanhamento e avança sobre os bens da Natureza. Vejam os deslocamentos de Jason em apenas um dos filmes:

001O itinerário de Jason Bourne é o mapa físico revestido pela supraconsciência da rede capitalista  geradora de realidades sem-fim. Devemos nosso destino ao grande Capital.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s