O Castelinho: de residência a pinacoteca

Luiz Roberto Benatti

No alto de uma das torres do Castelinho, havia um catavento com a inscrição EB gravada. EB eram as letras iniciais do nome de Emílio Barrinuevo que o construiu como residência imponente nos primeiros anos de Catanduva, entre  1919 e 1925. Curiosamente, Barrinuevo ou Barrionuevo significa “novo bairro”, coincidente, até certo ponto, com o nome Higienópolis, talvez o primeiro bairro bem definido da cidade e protegido das águas pestilentas do Rio Japurá/São Domingos, em cuja travessia, nas cheias, os moradores contraíam tifo, paratifo ou maleita. Imponente, e a cavaleiro da futura Praça da Independência, do alto de sua torre o morador avistava a parte baixa da cidade, o grande charco do rio, e o terreno ascendente da seção republicana, Rua 3/Rua Brasil acima. Em 1918, deu-se a instalação do Município. Quer isso dizer que o prédio foi a primeira residência vistosa da cidade, anterior, portanto, à casa do coronel Pedro da Motta Salles, na esquina da Rua Maranhão com a Sergipe, e três anos antes da inauguração do Theatro São Domingos, mais tarde denominado Cine República, localizado ao lado do primeiro prediozinho da prefeitura, no antigo Largo do Café, hoje Praça da República. Erguido  na seção imperial da cidade, tanto é verdade que sua praça chama-se Independência, por alguns anos o Castelinho confrontou-se em beleza e novidade arquitetônica (ressalvado o  fato de que sua fonte de inspiração fosse o castelo medieval) com outros prédios da parte nova ou republicana, Rio Japurá/São Domingos acima. Castelinho, apelido gracioso dado pelo catanduvense, deriva do Latim castellum ou castrum com o significado em Português de local fortificado. Depois da conquista normanda, ao perder a condição de defesa da comunidade, o castelo tornou-se abrigo ou residência de lordes feudais. Foi um pouco por esse recorte monárquico que Barrinuevo mandou erguê-lo. Ao redor da residência, nos anos seguintes, construíram-se outras casas de estilo que emprestaram ao Higienópolis certo ar de povoamento espanhol. No São Francisco, Higienópolis e Villa Motta encravava-se a Fazenda Moreira, plantação cafeeira de 60 mil pés de café que Giuseppe Sartori, depois de a ter adquirido de Figueiredo, a vendeu para os Lunardelli. A estação da Railroad & co., inaugurada em 1910, deu à musculatura da seção imperial considerável vigor econômico. Barrionuevo foi homem do café, com cuja poupança voltou à Espanha como visitante, em Castañal do Igor, Cáceres, na Estremadura.Emílio morou no prédio da Praça da Independência, 92, até 1940, quando ele o vendeu para João Nasser, de ascendência libanesa. Até os 18 anos, Nasser residira no Líbano. Depois de ter-se enviuvado de Carmela Mazzilli (parente de Ranieri Mazzilli, com quem gerou seus filhos, voltou a se casar com Ilva de Campos, que o ajudou a criar os rebentos, 7 filhos, futuros proprietários do prédio. Com os Nasser, a residência foi local de recepção e festas, até o falecimento de João Nasser, em 1976. Coube ao COMDEPHACT a decisão de tombar o imóvel localizado no número 92 da Praça da Independência.

Assombrações

Barrionuevo fez de tal modo a construção da obra, que é como se ele tivesse transplantado para Catanduva  obra similar da Rua Apa, em SP, erguida em 1912. Com o abandono do prédio da Apa, e o fato de, em 1937, ter havido no castelinho paulistano tríplice assassínio de dois irmãos e a mãe, acabamos também por reforçar aqui a idéia de prédio fantasmagórico. O Brasil é um país de fantasmas, cujas correntes estão penduradas na língua e na concha auditiva.

[À esq, o nosso castelinho e, à dir, o da Rua Apa]

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