CTV: 1933-1936, mandatos encavalados, jogo de cartas perigoso e pruridos integralistas

Luiz Roberto Benatti.

Deus, pátria, novo Brasil, grande Nação, lemos no cartaz, enquanto os braços, cruzados à frente do tronco, lembram que esses entusiastas do Plínio Salgado  estavam dispostos a lutar por tudo aquilo que jamais fariam. O símbolo estampado na camisa verde é a letra sigma inspirada na suástica hitlerista. Eram todos eles caricatos, como caricatas eram as nuvens baixas que dançavam acima dessas cabeças vazias porém perigosas.Oitenta e quatro anos mais tarde, a única mulher desse grupo, vestida de verde e amarelo, iria vociferar na Avenida Paulista, porque nós adoramos o cheiro de mofo das catacumbas.  Em CTV, empossou-se no dia 22 de agosto de 1933 o sr. Querino Gastaldi, no mais curto dos exercícios de administrador, porque, no dia 5 de setembro, ele foi substituído por Coriolano de Oliveira Mello, até 20 de maio de 1936. Em 12 de agosto de 1934, um magote de integralistas reuniu-se no Catanduva clube, da Rua Sergipe, meio da quadra, entre a Brasil e a Pará, dispostos a formar uma associação politicofilosófica, a fim de combater os irmãos Bueno Netto, Renato e Adalberto, cujo reduto estava sediado no Clube 7 de Setembro, na Rua Brasil com a Paraíba. Os galinhas verdes daqui imitavam os galinhas verdes do Rio e São Paulo.Em julho de 1935, o prefeito Coriolano deu início ao calçamento de ruas da cidade com paralalepídedo, porque o betume da matéria asfáltica não estava em uso como hoje mas também porque ainda não tínhamos aprendido a brincar de venha a nós a nossa licitação: ruas Brasil, Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão, Pará e várias transversais. Acrescentemos que a partir de 1950 o paralelepípedo faleceu de colapso geomorfológico. Em 31 de agosto, lançou-se a pedra fundamental para a construção do prédio do fórum da Rua Amazonas. O fato mais notório do período foi um crime motivado por perda de dinheiro na mesa de jogo.

Jogo perigoso

Os árabes tiveram na figura rimbaudiana de T. E. Lawrence o seu Gabriel D’Annunzio. Nascido em Tremadoc, Gales do Norte, em 1888, como o italiano, Lawrence foi ousado: pilotou avião da RAF, embora vivesse mais em terra como cameleiro. Como Arthur Rimbaud participou de insurreições e batalhas de seu tempo. Os três poderiam ter aberto na África a firma Rimbaud, D’Annunzio & Lawrence, de venda de munição aos beduínos. No final da vida meteórica de 47 anos, em 1935, o inglês perdeu o controle da motocicleta ao desviar-se de dois ciclistas e espatifou-se contra um muro. Assim como o rabisco duma casa feito por criança ou adulto obedece ao mesmo padrão geométrico , o modelo universal dum árabe será sempre Thomas Edward Lawrence: um beduíno de pele muito clara e olhos azuis. Dois anos antes da morte de Lawrence, longe de Beirute e do Saara, Gattaz e o sócio Estefno, donos da companhia de luz, desentendiam-se com freqüência, porque o primeiro viciara-se no jogo de cartas, em cujas mesas deixava parte dos ganhos com a venda de energia elétrica. Na década de 30, a firma já se instalara no quadrilátero formado pelas ruas Alagoas, Pará, Sergipe e Amazonas, depois de abandonar o prédio da Rua Paraíba, entre a Pará e a Brasil. Certa tarde, Inácio, filho de Miguel Estefno, iniciou discussão acalorada sobre jogo de cartas com o tio Gattaz Maluf. Armado de revólver, Gattaz alvejou o sobrinho e, a seguir, na defesa do filho, Estefno feriu de morte o sócio. Baleado, o moço Inácio foi levado às pressas para o Hospital Zaccaro. Operado por José Zaccaro, a seguir o rapaz deveria ter sido entregue à polícia, mas o amigo Antônio Zaccaro, filho do cirurgião, o escondeu no sótão da mansarda localizada no prédio do hospital. O crime, disse Platão, não é o produto intencional duma vontade maligna, mas a conseqüência necessária duma doença moral de que padece o criminoso, a quem o Estado tenciona curar. Com a desintegração do velho império otomano, os árabes espalharam pelo mundo café, álcool, aldeias, armazéns, moedas e estrelas, alforje e cimitarra, até que Mascate virou atividade marcada por deboche, e a fantástica visão de mundo dos árabes apenas o recheio das narrativas das Mil e uma noites.

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