Velhos solitários

Luiz Roberto Benatti

Velhos solitários ou Lonely old people é o título da bela canção  de Paul McCartney. Em CTV, somos velhos solitários, ainda que a moçada e muita gente poderosa  não queira admitir: Here we sit, out of breath/and nobody asked to play[Aqui estamos, fora do ar, e ninguém nos pediu para entrar na brincadeira.]

 Os moços m chegarão lá, a não ser  que morram cedo como Amy Winehouse. A propósito do nome Wine/house, os moços de CTV deveriam chamar-se Beerhouse.  Os dados recenseados pelo IBGE apontam para uma população de 112.820 pessoas em 2010, não muito distante da de 1991 – 93.317.Empacamos, por isso teríamos de importar garanhões de axilas perfumadas vindos de  outras partes do mundo.  Acima dos 60 anos, homens e mulheres,somos, no momento,  17.055 ou 15% da população total. 16.378 é o número de adolescentes dos 10 aos 19 anos.Assim, tanto o comércio quanto a administração pública  e os vereadores deveriam ficar atentos ao fato de os velhos serem numericamente superiores aos moços e às moças.

Gentis senhorinhas, aqui estamos.Com dentes implantados, ficaremos supimpas. Recomendo que na terra dos botecos abram-se alguns para  idosos: música calma  dos anos 50s, apoio para mãos e braços na privada, bóia com baixo teor de sal, vinho bom e barato, rampa para a cadeira de rodas, funcionário de guarda-chuvão para os dias de aguaceiro.Não custa relembrar o óbvio ululante: biblioteca diurna, noturna e de fim de semana; contrato da prefeitura com o clube de campo em estado de agonia, cuja prainha recomenda-se aos velhos; praça arborizada;microônibus que trafegue por ruas transversais do centro e que possa conduzir o velhote da Rua Brasil ao SESC; algumas excursõezinhas anuais a SP, cinema com filmes italianos e franceses dos velhos tempos. Quase tudo muito parecido com a velha CTV. Com tudo isso, quem vai querer morrer de velho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.