Sobriedade, obesidade, envelhecimento

Quando é que a temperança enlaçou, ao redor do nosso, o braço traiçoeiro e nos convidou para um passeiozinho curto, cada vez mais curto?

Luiz Roberto Benati

Ao redigir documentos de texto no computador, o idoso deveria optar sempre pela família tipográfica chamada  Baskerville old face. Baskerville lembra a Inglaterra e Sherlock Holmes, detetive que enfrentou com dignidade o processo de envelhecimento.

Old face é a face pálida, derruída e  cansada do velho.

Não adianta chorar as pitangas murchas e amargas no pé, se você não as colheu no tempo aprazado.

Pitangas silvestres. Sobriedade?

Quando é que a temperança enlaçou, ao redor do nosso,  o braço traiçoeiro e nos convidou para um passeiozinho curto, cada vez mais curto?

Em que dia, mês e ano, instalou-se em nossa alma a seriedade e o que ganhamos com essa invasão da privatividade que os novos redatores chamam de privacidade? Frugais? Comedidos?

Você teve algum ganho extra com a parcimônia? Reservados? Naturais? Simples?
Por acaso somos garotas cheias de viço e disfarce, cujo interdito põe carmim na derme cor de pêssego à volta do pescoço?  Obesidade?

Ninguém olha para a própria pança com olhar crítico e, se o faz, finge que não tem nada a ver com a calosidade desmedida.

Coisa do pai, do avô, da triste herança de família.

No ventre guardaram-se desregramentos à mesa, queijo e vinho, a incerta reconstrução da memória, o medo de tentar, mais uma vez, ser o que você não pôde ser.

Bem humorado, apesar das dores, diz o amigo que somente um prejuízo nos causa a barrica: já não podemos nos abraçar de frente. E, assim, nos cumprimentamos ridiculamente de lado.

Olhe para as manchas solares e lunares da pele e incorpore ao precário vocabulário a sabedoria médica dos almanaques: atrofia acentuada, ressecamento, descamação fina, lentigos, leucodermia, telangiectasia, epiteliomas.

Ferrugem, meu caro.

No fundo do leito oceânico, o Titanic lambeu com salsugem a esplêndida nudez de Kate Winslet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.